3 dicas para conquistar a sua saúde física | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

3 dicas para conquistar a sua saúde física

Não é à toa que a expressão de origem latina, “mente sã, corpo são”, é tão falada em todo o mundo. É provado pela ciência que só podemos ter inteligência emocional se corpo e espírito estiverem conectados com a mente. E mais: tudo em equilíbrio.

A matemática é simples e óbvia. Não dá para estar bem emocionalmente, tendo uma doença física muito grave. Como o contrário também é válido: algumas dificuldades emocionais, como ansiedade e estresse extremo, podem disparar sintomas no corpo, as tais somatizações. Por isso, para que você seja uma pessoa mais feliz, é imprescindível cuidar de si levando em consideração esses três aspectos do eu: corpo, mente e espírito.

Veja algumas dicas de como cuidar da sua saúde física e conquiste mais equilíbrio emocional:

1 – Escolha sua melhor atividade física
Existem muitas modalidades de atividades físicas e pode ser que nem todas sejam legais para você. Isso porque tem gente que precisa de coisas mais suaves para se sentir melhor, como yoga ou tai chi chuan, por exemplo. Já, tem gente que prefere exercícios de alto impacto muscular, como crossfit, ou de alta frequência, como a corrida. E você só vai descobrir isso testando. Então, a hora é agora: mexa-se!

2 – Defina metas
Somos seres condicionados. Ou seja, é preciso estabelecer metas e objetivos para conseguirmos as coisas. A atividade física não é algo inato ao ser humano. Quer dizer, um dia até foi. Homens das cavernas corriam longas distâncias ao menor sinal de perigo, como um animal prestes a abocanhá-lo. Nos tempos de hoje, entretanto, já não há mais esses desafios que nos fazem sair correndo. Por isso, é preciso esforço e dedicação para mexer o corpo e sair da inércia natural. Estabeleça dia, horário e qual atividade fará. Faça um compromisso com você mesmo e honre seu plano!

3 – Respire. Lembre-se de respirar
Por mais que respirar seja algo involuntário, precisamos nos atentar para como fazemos nossa respiração. Sair do piloto automático e prestar atenção à respiração é uma excelente atitude para manter um bom nível de tranquilidade, principalmente quando praticamos alguma atividade física. Nos momentos em que nos mexemos, o corpo pede maior oxigenação e jogando mais oxigênio nas células do cérebro o inconsciente pode ser aflorado. Dessa forma, respirando corretamente e de forma ritmada, poderemos ter insights inconscientes importantes para elaborarmos questões difíceis. Então, olho vivo na respiração!

ARTIGOS RELACIONADOS