Pedis e sereis atendidos | Arita - Treinamento de Inteligência emocional

Pedis e sereis atendidos

“Pedis e sereis atendidos”. Essa máxima está escrita no livro sagrado, a Bíblia, e foi Jesus quem falou quando esteve na Terra. Isso vale tanto para as questões espirituais, como para as terrenas. Não há ser que possa viver sozinho neste mundo e sem a ajuda do outro. Convivemos em família e em comunidade não à toa. E embora existam pessoas extremamente acomodadas, que não conseguem fazer nada por si mesmas, deixando suas vidas a cargo de outros, também há aqueles que, por vários motivos, não pedem ajuda quando precisam.

Seja por orgulho, pela [falsa] sensação de autossuficiência ou por outras questões internas, muitos de nós se enrola, cai e fica sobrecarregado por que não consegue pedir ajuda para a família, para os amigos ou para um vizinho, que seja. Tem gente que se esquece que desde que o mundo é mundo vivemos em sociedade e que justamente por isso temos o papel de ajudar uns aos outros. Está aí, de novo, uma citação milenar das escrituras sagradas.

Aprender a pedir ajuda, quando necessário, é nobre, assim como fazer algo pelos outros. Não há demérito nenhum em contar com o auxílio de pessoas em que se confia. Muitas vezes, o favor que pedimos soa como uma alegria. Que avó não gostaria de passar uma tarde com a neta, enquanto mamãe dorme uma soneca, depois de uma semana exaustiva? Que vizinho não se sentiria útil dando comida a seu cachorro na ocasião de uma viagem? Tem muita gente solidária e generosa no mundo, acredite!

De repente, você está aí achando mil problemas nesses pedidos, imaginando que vai incomodar, mas na real é tudo caraminhola de sua cabeça. As pessoas não conseguem saber exatamente de tudo o que precisamos e, por isso, podem não oferecer auxílio. Mas, você pode, sim, pedir ajuda. Tenho certeza que pedindo muitas pessoas dispostas aparecerão. Pratique e tire os pesos desnecessários de seus ombros.

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas