Estresse por qualquer motivo. Veja atitudes que devem ser evitadas!

7 atitudes que podem estar te levando a desenvolver o ‘estresse por qualquer motivo’

7 atitudes que podem estar te levando a desenvolver o ‘estresse por qualquer motivo’

Ao observar as principais atitudes que levam a momentos de nervosismo, é possível trabalhar estratégias emocionais para ter dias mais calmos

Todo mundo conhece alguém que sofre com estresse por qualquer motivo, não é mesmo? Não são raros os casos de pessoas que sofrem com estresse emocional e perdem a paciência em um piscar dos olhos, mesmo dentro de ambientes relativamente calmos e em dias sem qualquer alteração da rotina. A boa notícia é que mesmo se tratando de um tema delicado, é possível observar atitudes em comum e que podem ser combatidas, ou ao menos controladas, com o passar dos anos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do post de hoje aqui no blog da Arita Treinamentos!

Estresse por qualquer motivo: 7 atitudes que você deve evitar

  1. Falta de risadas: repare em seu círculo de amizades ou mesmo do trabalho… a pessoa que menos dá risada é, normalmente, a pessoa que pode desenvolver estresse por qualquer motivo. Uma boa gargalhada pode aliviar o estresse e deixar o dia mais leve, feliz e equilibrado, assim como também estimula a circulação sanguínea e relaxa os músculos.
  2. Falta de exercícios físicos: uma caminhada no parque, um futebol com os amigos ou mesmo ir à academia é uma ótima ideia para evitar picos de estresse. Exercícios físicos controlam os níveis de ansiedade e evitam explosões de raiva.
  3. Músicas que não ajudam: ninguém está falando que você não deve ouvir as músicas / artistas que mais gosta. O ideal é que você dê preferência a canções relaxantes, principalmente quando perceber um pico de estresse chegando.
  4. Desorganização: lavar a louça, arrumar o quarto, organizar a mesa de trabalho… pequenas ações assim podem relaxar e diminuir as chances de picos de estresse no dia a dia. Isso acontece porque o nosso cérebro direciona esforços para o ato da arrumação e “esquece” por um momento do problema que está provocando a raiva.
  5. Problemas sexuais: o ato sexual pode aliviar tensões, é um ótimo exercício físico e ajuda a relaxar. Segundo pesquisadores da Universidade de Princeton, pessoas sexualmente ativas são mais calmas. E mesmo algumas espécies de macacos usam o sexo como forma de alívio do estresse. Interessante, não é mesmo?
  6. Respiração inadequada: a respiração acelerada é uma evidente resposta do corpo ao estresse de um determinado momento. Por isso, sempre que notar o aumento do nervosismo, pare tudo e respire fundo.
  7. Baixa autoestima: quando você pensa “não vou conseguir, não sou capaz” é uma forma de sabotagem do próprio cérebro e isso eleva os níveis de estresse, pois você passa a enxergar só a negatividade das situações.

Inteligência emocional

 Um passo importante para deixar de ter estresse por qualquer motivo é conhecer as próprias emoções. O autoconhecimento emocional é um dos tópicos mais importantes dentro dos treinamentos de inteligência emocional. Quer saber como tudo isso funciona na prática: fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS