Frieza emocional. Veja como é possível manter!

Como manter a frieza emocional diante de situações inesperadas?

Como manter a frieza emocional diante de situações inesperadas?

Alcançar e manter uma vida emocionalmente mais equilibrada é essencial para conquistar objetivos pessoais e profissionais, para ser mais feliz no dia a dia

Muitas pessoas confundem a frieza emocional com o distanciamento entre amigos, familiares ou mesmo colegas de trabalho. Porém, isso não é verdade. Tal aspecto deve ser entendido como uma forma de buscar o equilíbrio emocional para lidar com as mais diversas situações do dia a dia, principalmente quando algo inesperado ocorre e exige nossa total atenção e dedicação. Como lidar com o inesperado quando não há equilíbrio nas emoções? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, e descubra!

Frieza emocional: como encontrar o equilíbrio?

  • Gatilhos: o primeiro passo é identificar os gatilhos que desequilibram o lado emocional. Analise com atenção os pontos que fazem você perder a cabeça ou também ficar muito feliz frente a uma situação. Lembre-se que a felicidade exacerbada também pode contaminar uma tomada de decisão. Sempre que perceber que está ficando muito nervoso ou eufórico, busque identificar o que provoca tal mudança repentina.
  • Acabe com os padrões negativos: assim como analisar os gatilhos, é preciso interromper os padrões negativos sempre que começar a fazer ou algo que possa interferir em sua vida pessoal ou profissional. Por exemplo, se você compra antes de consultar o preço de um produto (e isso é algo negativo), oriente a sua mente e não fazer mais isso. Pesquise preços na internet, visite outras lojas. Mude o padrão.
  • Autoconhecimento: sempre apresentamos aqui no blog os pontos positivos do autoconhecimento e isso também vale para quem deseja desenvolver a frieza emocional e buscar uma vida mais equilibrada. É fácil explicar o motivo: todos nós devemos conhecer 100% das emoções que nos definem, que orientam as nossas tomadas de decisões. Sem o autoconhecimento é impossível mudar rotinas e quebrar padrões negativos.
  • Controle financeiro: um dos aspectos mais impactados pela ausência da frieza emocional é a vida financeira, já que muitas pessoas tomam decisões puramente emocionais e impulsivas quando compram produtos e serviços sem qualquer tipo de racionalidade e coerência. A famosa compra por impulso pode revelar o desequilíbrio emocional em relação à vida financeira. É preciso se controlar financeiramente e ter plena consciência da sua capacidade de gastos e investimentos, principalmente em relação ao que realmente é necessário e o que é supérfluo.
  • Tenha prioridades: é essencial definir prioridades, etapas e metas para alcançar uma vida mais equilibrada emocionalmente. Isso acontece porque a organização com objetivos e processos ajuda a nossa mente a racionalizar mais as situações e decisões. Em outras palavras, quando sabemos o que queremos e como queremos, agimos com menos impulsividade e mais coerência e assertividade.
  • Prepare-se para as adversidades: mesmo com tudo muito bem planejado, as adversidades podem (e vão) aparecer ao longo do caminho. A vida é assim. O ponto-chave é estar preparado(a) para encarar os desafios, ou seja, saber que determinados aspectos podem exigir a saída momentânea do roteiro original.

Fale com a Arita Treinamentos

Com mais de 30 anos de know-how em treinamentos de inteligência emocional, a Arita é uma empresa formada por profissionais experientes e 100% atualizados quando o assunto é ajudar na busca pelo equilíbrio emocional. Comprove aqui: fale com um dos nossos especialistas!

 

ARTIGOS RELACIONADOS