Desligamento emocional: tudo o que você precisa saber!

Como desenvolver o desligamento emocional pode me ajudar a alcançar o equilíbrio?

Como desenvolver o desligamento emocional pode me ajudar a alcançar o equilíbrio?

A dependência que uma pessoa pode ter de um(a) companheiro(a), familiar ou amigo(a), pode prejudicar seu desenvolvimento pessoal

Muitas pessoas confundem o desligamento emocional como “deixar de se importar” com outras pessoas. Porém, não é bem assim. Entendemos por desligamento emocional o esforço proposital que um indivíduo faz para deixar de ser dependente de outro. Na mesma linha, também não significa torcer pelo insucesso de terceiros, mas sim colocar a própria felicidade e os seus objetivos como atores principais do filme que é a vida, a sua própria vida. Ficou interessado(a) pelo assunto? Continue a leitura do post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos!

Desligamento emocional: como desenvolver no dia a dia

  1. Você não deve deixar de se importar com terceiros, mas sim compreender que não pode e não deve fazer tudo o que está ao seu alcance para outra pessoa quando tal ação pode prejudicar sua própria felicidade.
  2. Você pode continuar convivendo com a pessoa, não deve buscar o isolamento. O processo de desligamento emocional passa pela aceitação de que você não pode controlar a vida de ninguém.
  3. As pessoas envolvidas precisam compreender de forma clara e objetiva a situação, o cenário que se apresenta.
  4. Lutar pelo desligamento emocional é também compreender que o futuro não está nas mãos de quem você tanto depende. É preciso trilhar o próprio caminho, construir a própria jornada.
  5. É preciso evitar a transferência da culpa, mesmo quando algo não ocorre de acordo com o esperado. A situação contrária é um dos sintomas mais claros de dependência emocional.
  6. Pode até parecer contraditório, mas o desligamento emocional também é uma forma de mostrar que você se importa com quem está ao seu lado, seja um companheiro(a), familiar, amigo ou mesmo colega de trabalho.
  7. Compreenda que se desligar emocionalmente não é se tornar uma pessoa mais fria e/ou egoísta. Pelo contrário, é uma forma de humanidade e de autoconhecimento.
  8. Mais amor e menos medo: o desligamento emocional é o primeiro passo para que a pessoa deixe de ter tanto medo da vida, das situações, de tomar iniciativa. É também o caminho para construir relações amorosas mais honestas e duradouras.
  9. Passado, presente e futuro: a pessoa precisa compreender que o passado faz parte de algo que não volta mais, que, de fato, é algo importante na vida, mas não determinante para orientar os passos do presente e os sonhos para o amanhã.

Como a inteligência emocional pode ajudar?

Através de treinamentos de inteligência emocional é possível compreender com clareza um cenário de dependência que um indivíduo tem de outro e, a partir disso, trabalhar os principais gatilhos para buscar o desligamento emocional em prol de uma vida mais equilibrada emocionalmente e, consequentemente, mais feliz. Quer saber como tudo isso funciona na prática? Fale com um dos nossos especialistas!

Lizandra Arita

Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirante de São Paulo e em Engenharia pela FEI, Lizandra Arita é também psicóloga Institucional e Clínica, atuando desde 1998 (22 anos) em treinamentos de autodesenvolvimento. Especialista em PNL (Programação Neuro Linguística), Hipnose e Autohipnose, Rebirthing, Psicodinâmicas, Gerenciamento de Emoções e Conflitos, Lizandra é especialista em casos de depressão, ansiedade, processos emocionais ou comportamentais, problemas de relacionamento, fobias, pânico e transtornos obsessivos compulsivos.

Entre suas especializações, Lizandra tem formação em cursos de aperfeiçoamento de Master Practitioner pela SBPNL, Disney’s Approach to Quality Service (Disney Institute), Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker), Unleash the Power Within (Anthony Robbins), Hipnose & Auto-Hipnose (Instituto AmanheSer), Formação Profissional em Renascimento (Instituto Renascimento), Rebirthing (Instituto Sinergia),Grupo Dirigido de Psicodinâmica em Negócios (Cogni MGR), The Healing Potential of Non-Ordinary States of Consciousness (Stanislav Grof), Movie Yoga – Turning Your Life into an Epic Adventure (Tav Sparks), The Adventure of Self-Discovery/A Holotropic Breathwork Experience (Stanislav Grof e Tav Sparks), Gerenciamento de Emoções e Conflitos (Cogni MGR) e Psicologia Pré e Peri Natal (ACT Institute).

ARTIGOS RELACIONADOS

Pular para a barra de ferramentas