Veja como controlar o nervosismo no trabalho

Como controlar o nervosismo no trabalho pode ajudar na minha produtividade?

Como controlar o nervosismo no trabalho pode ajudar na minha produtividade?

Respire fundo, tenha calma e veja como controlar o nervosismo no dia a dia dentro da empresa. Sua produtividade agradece

Uma coisa é certa dentro do ambiente profissional: é preciso controlar o nervosismo para aumentar a produtividade e crescer dentro da empresa. Pessoas que não consegue segurar a raiva são pessoas desequilibradas emocionalmente e isso impacta diretamente no trabalho no dia a dia, na execução das funções e na consequente falha por alcançar objetivos. Porém, nem tudo é tragédia. É possível colocar em prática algumas ações para mudar este cenário e ter uma rotina mais positiva e com melhores resultados. Confira!

Confira na sequência como controlar o nervosismo

  • Saia para caminhar: uma boa dica para controlar o nervosismo é sair para caminhar no meio do dia de trabalho, nem que seja por cinco minutos ou mesmo no horário de almoço. Quando movimentamos nosso corpo, produzimos endorfina e esta é uma substância que ajuda a baixar a tensão, a acalmar.
  • Mindfulness: é uma técnica que concentra nossa mente no que está acontecendo no momento, em relação ao que está ao redor e não em ideias futuras e eventuais situações. O presente, não o futuro e muito menos o passado. Trata-se de uma ótima alternativa para aumentar a produtividade e também para evitar conflitos com colegas de trabalho.
  • Respirar fundo é preciso: sempre que notar o nervosismo aumentando dentro da empresa, pare. Respire fundo e dê tempo ao tempo. A respiração adequada (inspirar o ar pelo nariz e expirar pela boca) aumenta a oxigenação cerebral e diminui o estresse, além de também desviar o foco do problema em questão que levou à explosão emocional.
  • Converse com a sua equipe: faz toda a diferença conversar com os colegas de trabalho, principalmente para aparar arestas que te deixam nervoso no dia a dia. Desabafe durante o almoço ou na hora do café da tarde. Falar sobre os problemas é uma forma de buscar e encontrar soluções que podem estar ao nosso alcance, mas que pelo nervosismo, não conseguimos visualizar.
  • Autoavaliação: tente perceber o que você faz de errado frente a situações estressantes e que elevam o nervosismo. A autoavaliação é um passo importantíssimo para buscar uma vida mais equilibrada emocionalmente, afinal nós precisamos conhecer as nossas próprias emoções e seus impactos nas atitudes diárias.
  • Trabalhe com o que gosta: muitas pessoas são nervosas porque trabalham somente pelo dinheiro e não com atividades prazerosas, com algo que realmente gostam. É o seu caso? É preciso encontrar a combinação entre a recompensa financeira e a satisfação pessoal, afinal passamos a maior parte dos nossos dias trabalhando e não é nada saudável levar uma vida infeliz, não é mesmo?
  • Aprenda algo novo: segundo estudo realizado pela Universidade de Michigan (EUA), aprender algo novo no trabalho é uma ótima ideia para aliviar o estresse e para ajudar a lidar com emoções conflitantes. Ao aumentar o saber através do descobrimento de uma nova habilidade, segundo o estudo, a produtividade também aumenta.

Treinamentos de inteligência emocional

A inteligência emocional é uma metodologia que trabalha o lado positivo das emoções frente a diversas situações, como para controlar o nervosismo no trabalho e ajudar a aumentar a produtividade. A outra boa notícia é que você sabe que pode contar com uma empresa que realmente entende do assunto, que é referência neste mercado há mais de 30 anos, a Arita Treinamentos. Fale com um especialista!

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