10 sinais que caracterizam a falta de empatia emocional

10 sinais que caracterizam a falta de empatia emocional

10 sinais que caracterizam a falta de empatia emocional

A falta de interesse e a incapacidade de reconhecer o valor de outras pessoas são alguns dos sinais da falta de empatia emocional. Confira mais

Muitas pessoas se perguntam se existe qualquer relação entre empatia e inteligência emocional. A resposta é sim! E no post de hoje, aqui no blog da Arita Treinamentos, você confere uma lista com os 10 sinais que caracterizam a falta de empatia emocional. Acompanhe na sequência e veja se consegue identificar algum sinal listado dentre as pessoas que fazem parte da sua vida.

Falta de empatia emocional: observe os sinais do problema

1 – Focado no próprio mundo

É um sinal bem claro de falta de empatia emocional, ou seja, a pessoa vive somente em seu próprio mundo, em uma imersão sem espaço para própria saída ou mesmo para entrada de terceiros. É uma característica ainda mais forte em pessoas com características autistas.

2 – Não ligar para problemas de terceiros

A pessoa sem empatia emocional não se importa muito com problemas e emoções de terceiros. Existe uma barreira que impede de se colocar na posição contrária, mesmo que seja de uma pessoa muito próxima, como um amigo, familiar ou mesmo parceiro.

3 – Egocentrismo

Tudo gira ao redor da própria pessoa, o tempo todo. Tudo é visto, analisado e julgado somente a partir do seu ponto de vista, sem espaço para opiniões de terceiros e outras perspectivas. Pessoa com falta de empatia emocional consideram importante somente o que pensam.

4 – Narcisismo

Também é possível observar um certo nível de narcisismo, já que muitas pessoas passam a se considerar superiores ou, pelo menos, com opiniões e visões mais valiosas que os demais. Suas necessidades passam a ter mais relevância que as necessidades de terceiros.

5 – Inadequação contextual

Há uma grande dificuldade em se comunicar considerando a reação de outras pessoas. Em outras palavras, são pessoas mais duras e diretas, já que não se importam muito com o contexto de uma conversa ou se um determinado diálogo ou afirmação prejudicará terceiros ou mesmo “pegar mal”. Não há essa preocupação.

6 – Impaciência

Outro sinal bem claro é a falta de paciência em entender e valorizar as vontades e necessidades de outras pessoas. Sempre há uma irritação além do normal quando precisam fazer tarefas ou atender pedidos de quem está ao redor. O tempo gasto com isso é visto como desperdiçado.

7 –  Rótulos

Pessoas assim rotulam quem está ao redor, o que é um campo fértil para o surgimento de estereótipos e preconceitos. Há necessidade de rotular tem relação com a falta de empatia porque o indivíduo não dá a devida importância ao terceiro, apenas o enxerga como algo que precisa ser rotulado para não ser esquecido.

8 – Relações superficiais

A falta de capacidade de se importar e reconhecer o valor na outra pessoa, culmina em relações superficiais. Não há a entrega sincera e total em um relacionamento, seja de amizade ou mesmo amoroso. Isso acontece porque as próprias vontades estão sempre em primeiro e segundo planos, não havendo espaço para outros. Não há relacionamento que dure assim, não é mesmo?

9- Comportamento violento

Não são todas as pessoas com falta de empatia emocional que apresentam comportamento violento, mas é algo que pode acontecer. Em casos assim, o indivíduo encontra na agressividade um meio para alcançar seus objetivos e isso é facilitado pela falta de percepção do valor de terceiros. Não há consciência de sofrimento alheio, então na cabeça da pessoa, a violência é justificada.

10 – Sem arrependimentos

Como não há interesse por aquilo que outras pessoas pensam e não há a consciência de sofrimento alheio, também não há o arrependimento. Todas as ações e reações não são consideradas importantes e a vida segue normalmente. Não enxerga a culpa própria porque consideram menor o que outras pessoas pensam e falam.

Inteligência emocional é com a Arita!

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como os treinamentos de inteligência emocional podem ajudar pessoas com falta de empatia emocional? Fale com um dos nossos especialistas!

ARTIGOS RELACIONADOS